Desta vez, nós participamos de um Concurso de radioamadorismo.
Apesar de ser uma competição nacional, sobretudo nós escolhemos um local muito bacana para instalarmos a nossa estação, por isso vamos até o clube de Regatas de Ribeirão Preto.
No Radioamadorismo costumamos utilizar a palavra Conteste ao invés de concurso, que se trata de uma derivação que vem da palavra inglesa “Contest”, sendo uma competição real com regras e premiação entre os radioamadores regidos por regulamentos específicos para cada competição que podem ter abrangência local, nacional e, até mesmo, internacional. Desta forma, caso queiram ter um pouco de informação sobre radioamadorismo, então sugiro que assistam o nosso vídeo indicado na descrição deste vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=pIyiC...
________________________________________________________________________________________________________________________
Continuando, na maioria dos Contestes de radioamadores existe um período em que as estações operadas por um ou mais radioamadores tentam efetuar o maior número de contatos possíveis dentro deste período e, conforme o regulamento, devem procurar distâncias, localidades ou regiões para multiplicar seus pontos conforme o regulamento da competição.
Sendo assim, no nosso caso específico, então escolhemos o desafio de utilizarmos um rádio com baixíssima potência, por isso vamos utilizar, apenas, a potência de 5 Watts, considerando que a maioria dos participantes usam equipamentos com capacidade muito maior que podem chegar a mais de 100Watts.
Enfim, utilizamos uma vara de pesca de fibra com 5 metros de cumprimento para servir como torre para suportar uma antena conhecida como dipolo que foi construída com dois fios de cobre de 0,5mm com 10,05 metros de cada lado dispostos como se fosse um varal para utilizarmos a banda conhecida como 40 metros entre a frequência entre o intervalo de 7047Mhz e 7300Mhz, conforme o Ato Normativo da Anatel nº 9106, de 22 de novembro de 2018.